Caminhem pela Arte e Cultura.

Profile Graphics, Page Graphics

segunda-feira, dezembro 29, 2008

ARTES 2008 - MERCADO COMPLICADO E GRAVITACIONALIDADE ESPECIAL DE POUCOS.Um novo 2009.



O ano da reverência a Beatriz Milhazes e Cildo Meirelles,diz:

Clara Passi,no Jornal do Brasil

RIO DE JANEIRO - RJ - BRASIL .


"Foi o ano em que o mundo se curvou de joelhos diante da produção artística contemporânea brasileira. Pode soar ufanista. E é. Mas o abstracionismo geométrico – e milionário – da pintora Beatriz Milhazes e a consagração do escultor Cildo Meireles na Tate Modern, em Londres – braço de arte contemporânea da tradicional Tate Gallery – permitem, sim, arroubos de orgulho nacional. A dupla de ouro está na ponta da língua de especialistas provocados a enumerar as estrelas e astros das artes plásticas de 2008.
Beatriz, carioca integrante emérita da Geração 80, tornou-se a artista brasileira viva a alcançar o maior valor por uma obra num leilão de arte internacional, batendo seu próprio recorde num leilão de arte, quando O mágico (2001) foi arrematado pelo magnata argentino Eduardo Constantini (dono do Abaporu (1928), de Tarsila do Amaral) por US$ 1,049 milhão, em maio, na Sotheby's de Nova York. Depois de exibir suas explosões coloridas numa individual na galeria James Cohan, no Chelsea nova-iorquino (que rendeu a ela loas do jornal The New York Times), ter instalação exposta no Museu de Arte Contemporânea de Tóquio e ter feito obras em espaços públicos (como uma estação de metrô em Londres e uma interferência na fachada de uma loja de departamento em Manchester), a última grande exposição por aqui foi na Pinacoteca do Estado, em São Paulo. Beatriz exibiu uma intervenção nas 10 janelas do espaço, que variam ao longo do dia conforme a luminosidade externa, além de pinturas e colagens realizadas desde 1990."

....e vai além quando diz:

"Beatriz foi quem mais brilhou. Ela encabeça, disparada, minha lista – diz o presidente da Bolsa de Arte do Rio, Jones Bergamin.
Bergamin destaca ainda outra vedete das artes plásticas nacionais. Adriana Varejão inaugurou no Centro de Arte Contemporânea Inhotim a Galeria Adriana Varejão, em março, um espaço concebido para receber as obras da artista, que participou do projeto arquitetônico. Aberto ao público em 2006, em Brumadinho, (MG), Inhotim é um dos museus mais visitados do país.
– Adriana ajudou a construir uma obra suntuosa, um investimento de muitos milhões de dólares – enaltece Bergamin.
Outro nome que está na ponta da língua de Bergamin, da marchand Soraia Cals (dona do Soraia Cals Escritório de Arte) e da crítica de arte e ex-diretora da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, Luiza Interlenghi, é Cildo Meireles, laureado com o Prêmio Velázquez de Artes Plásticas, um dos mais prestigiosos do mundo, concedido em fevereiro pelo governo espanhol.
Cildo é unanimidade
A sétima edição do prêmio foi dado a Meireles – por um júri unânime – em reconhecimento à sua trajetória artística, anunciou à época o ministro espanhol da Cultura, César Antonio Molina. A premiação de 90, 4 mil euros (R$ 300,6 mil) contempla também a apresentação de uma exposição do brasileiro no Museu Nacional Centro de Artes Rainha Sofia de Madri, em 2010."


Segundo Matéria que se encontra na integra no site abaixo:

http://jbonline.terra.com.br/extra/2008/12/28/e281216950.html


Um MERCADO DE ARTE COMPLICADO,digo eu:


Um Mercado de Arte Surrealista para muitos poucos,derrepente uma Modernidade passa a ser nada,abafada,diminuida,renegada,esquecida,nomes e obras de Artistas Plásticos Brasileiros Modernos,tais como Segall,Ismael,Portinari,Tarsila,Anita,Volpi,Pancetti,e tantos outros passaram a ser arte de baixo valor e com baixo teor de qualidade,frente as cifras pagas pelos Mercados Internacionais a estes Artistas Contemporâneos da Atualidade.

Não digo que estes artistas,não sejam bons,mas são artistas produtivos,com carreiras artística aberta,"Sabe se lá aonde,de verdade onde e como vão chegar,ou ficar,será que irão despencar em um momento ou movimento futuro"...ou estes são diferentes???Não despencarão jamais????Por que se são,devem ter sido feitos,formados,constituídos de um outro elemento carnal que desconheço....Acredito que são bons artistas,mas não creio muito,nestes endeusamentos de certas tendenciosas facções comerciais do Mercado de Arte Brasileiro,confesso que já vi estes filmes,em outras épocas.....de "Madonas" de U$ 60.000,00.

Vejo sim um Mercado de Arte,com grandes oportunidades de vendas,um ano onde grandes coleções por força de antecipação de inventários que poderiam ser complicados,herança,dívidas e divisões,e incertezas mundiais e internacionais,patrimônias e tributárias,convidaram a uma parcela grande de importantes Coleções de Arte,Cultura,e Antiguidades, a serem comercializadas a bom tempo,dilapidadas brevemente,antes que os problemas surgissem........Vejo sim,alguns importantes trabalhos de nossa história plástica nacional,brasileira,certas obras icones,atravessarem fronteiras conhecidas e desconhecidas,e fazerem parte de Coleções Particulares Internacionais.Sem qualquer parcialidade ou cerimônia do nosso patronal poder estatal.

Não quero de forma alguma,nem peço a volta de Ditadura ,mas gostaria sim,que algumas destas obras icones de nossa recente historia cultural deveriam ser tuteladas,institucionalizadas,amparadas ,e cuidadas e zeladas pelo Estado (Emanado pelo Povo) Brasileiro.Pois são verdadeiramente mais que reservas culturais,é a nossa própria história que passa a fazer parte,dos caprichos manipulatórios de colecionadores internacionais,muitas das vêzes pré-orinetados por comerciantes brasileiros,e detrimento ineficiente de nossas Políticas Culturais,sejam emanadas por nossas estatais,e ou nossas instituições privadas de grande monta,que não tem consultorias,e não querem se cercarem de profissionais competentes para isto.....

Estas obras que me refiro são os tantos "ABAPURUS BRASILEIROS".... que saem o tempo todo dos mais variados limites nacionais,saem das esferas e dos limites territoriais do povo brasileiro,favorecem a evasão de parte importante do que deveria ser nosso,mas infelizmente deixa de ser,para enriquecimento de alguns inescrupulosos que residem de bom grado em nosso país.Mas a História,ainda não há de ser contada.....

O Brasil,ainda sobrevive,pelos seus "FAZ DE CONTA."

Sugiro sempre uma severa reflexão sobre estes Mercados de Artes que alguns teóricos ilusionistas pregam,quando interpelados pelos modernos e diversos centros de mídias.

Que Mercado é este ????

Que passa por cima,pisoteia,desmerece o que já existe,e supervaloriza artistas de Geração de vinte anos,e fim????

Que país é este.?????

Que supevaloriza "enxertados icones" em seu presente,e os tornam real,na mesma medida que aniquilam,e tornam pequenas as histórias dos importantes que nos trouxeram até aqui????

Além de um crítica polica-social,é uma crítica fundamental e intitucional.É a supervalorização,do papel timbrado,frente a desvalorização burra do trabalho braçal.É um mercado especulativo,tomando força de blefe dentro do mercado de arte.
Uma ação que desvaloriza por vez,qualquer capacidade de qualidade e coloca a margem do erro,todos os conceitos e competências acadêmicas.É a compreensão única e exclusiva erudita do analfabeto,é os ditames efetivos do errado,norteando um Mercado de Aparências,e falsas vivências....

Perdoem me os navegantes mas muitas vêzes eu que penso errado....eu que penso,ou melhor chego a pensar,que por força das crises internacionais,e da fatalidade do grande efeito dominó comercial financeiro,que assola os mercados internacionais,vamos encontrar renovados profissionais,no mais variados mercados,profissionais mais capacitados,com novas e efetivas soluções,frente a grande fila de desempregadosque existem em todos os cantos do planeta,querendo cada um deles o seu lugar,o nosso lugar,e papel perante a sociedade de consumo,todos cobiçando cada lugar existente,nos mercados....Mas na prática não acontece assim.Desde os palestrantes internacionais,presentes em alguns congressos que tenho participado,até algumas e variadas argumentações e declarações de alguns profissionais do Mercado de Arte Brasileiro e de Produtores de Projetos Culturais,todos assumem uma única posição pequena e finita,tudo fica bem claro,em uma posição alienada e alienante.A mediocridade está cada vez mais em alta, é Ela a força primordial natural,motriz do novo milênio....

Vivemos em um IMPÉRIO DE IDIOTAS.

Felizes os que fazem parte dos emburrecimentos...felizes dos que não percebem qualquer diferença entre a ficção e a realidade.Cada vez mais forte o Besteirol,impregna se nas sociedades contemporâneas,a burrice está em alta.....Infelizes são aqueles idiotas,tidos e ditos pseudo-intelectuais, que por uma razão ou por outra,sobreviveram ao crescente analfabetismo cultural mundial.

A estes idiotas,como Eu,personagens caricatos muito infelizes,compadeço com minha abominável solidariedade.

A cada nova ação cultural em seus primeiros passos,já me pego perplexo,
com a falta de colaboração necessária,para qualquer continuidade,percebo a falta de mão de obra especilaizada,e a mão e a mente portadora de alguma compreensão para o desenvolvimento padrão,inicial de cada ação.Me pergunto,se precisamos no Brasil de hoje,mais de ações ou centros de formações profissionais especializadas,principalmente nas areas no que diz respeito as Culturas,as Artes Plásticas e ou as Artes Visuais no Brasil.

Acreditando em tudo isto....que desejo um Criativo e Produtivo ano de 2009,para todos nós.....Sem tantas loucuras especulativas...Loge das cifras milionárias,e dos devaneios mercadológicos engraçados.